Vinicius Lummertz mostra protagonismo de São Paulo

A APM participou da edição online do Fórum de Temas Nacionais FTN ADVB, na manhã do dia 29 de abril, onde o secretário de Turismo, Vinicius Lummertz, falou sobre ‘O papel do Turismo na retomada econômica do Estado de São Paulo’.

O evento contou com audiência de 927 pessoas, entre dirigentes públicos e lideranças municipais, profissionais de turismo, de vendas e marketing, associados da ADVB-SP e também da Associação Paulista de Municípios.

O presidente da APM Fred Guidoni foi um dos painelistas, ao lado de Murilo Pinheiro – prefeito de Nazaré Paulista e presidente da Amitesp; Marco Antônio de Oliveira,  prefeito de Morungaba e presidente da Aprecesp e Sebastião Misiara, presidente da Uvesp.

Painel comparativo

Em sua palestra, Vinicius Lummertz apresentou um quadro sinótico de 2019, 2020 e 2021. Ou seja: 2019 constitui um ano excepcional para o turismo paulista, com inúmeras ações bem sucedidas. Entre elas, o ‘SP pra todos’; ampliação da malha aérea regional; 700 novos voos semanais; programa de privatização dos aeroportos; crescimento de 5,1%; 50 mil novos empregos; e lançamento do Programa de Crédito Turístico.

Em 2020, quando tudo evidenciava um ano de grandes avanços e conquistas, veio a pandemia. Num esforço sem precedentes, o governo paulista como um todo, e a secretaria de Turismo, em especial, lançaram-se na tarefa de minimizar as perdas. Por meio de engajamento entre os diversos setores, do poder público e da iniciativa privada, criaram-se os protocolos biossanitários. Disseminou-se a consciência do turismo responsável e estabeleceu-se o consenso de se investir no turismo de proximidade.

Já no ano de 2021, iniciado com a deflagração da 2ª onda da pandemia, a secretaria de Turismo do Estado de São Paulo investiu os seus esforços para a obtenção de crédito para o trade; no desenvolvimento da estratégia regional; na privatização de 22 aeroportos; na prioridade da vacinação; na expansão dos leitos de UTI e na retomada do São Paulo para Todos.
De forma didática, Lummertz expôs os diferentes aspectos da pandemia e o caráter fundamental da vacina para a retomada. Mostrou gráficos, números, projeções e deixou claro que o Estado de São Paulo, vem fazendo uma gestão sóbria, séria e eficaz para gerir e minimizar os efeitos da pandemia. “Somos antenas de sentimentos. E estejam certos de que o pior já passou”, assegura Vinicius Lummertz. “É importante que a gente saiba que a retomada do faturamento das empresas do turismo e dos empregos do setor depende do avanço da imunização”.

O Presidente  da APM destacou a visão e protagonismo do governador João Doria e reforçou a importância da vacina. Fred Guidoni também enfatizou como as cidades podem se beneficiar do turismo, para alavancar o desenvolvimento econômico. Ele lembrou que “quando a gente cuida de vida, a gente cuida da economia. E vice-versa. Agora está no momento de reforçar a economia. Acredito que o  ano de 2022 será muito positivo”, disse.

No encerramento da Live, o presidente da Skål São Paulo, Walter Teixeira; e o presidente da ADVB-SP, Aristides de La Plata Cury, lançaram a 3ª edição do prêmio Top Destinos Turísticos. As inscrições estarão abertas até 30 de maio e a votação popular inicia no dia 1º de junho. A entrega da premiação ocorrerá no Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes, ainda em 2021, com presenças do governador João Doria e do secretário Lummertz.

Veja a live completa em: