Evento em Campinas abordará os primeiros 100 dias, com palestras e também networking entre os convidados, que serão feitos em cafés e almoços durante o evento e promovidos pela APM, sem custo aos municípios
Os prefeitos e prefeitas eleitos no último pleito já têm na agenda o seu primeiro compromisso público: participar do 1° Encontro Municipalista promovido pela Associação Paulista de Municípios. O evento será realizado em dois dias ( 18 e 19 de novembro) em Campinas, no Instituto Agronômico de Campinas – IAC (Av. Barão de Itapura, 1.481 – Botafogo).
A iniciativa conta com o patrocínio master da Caixa Econômica Federal e reunirá autoridades, especialistas, ministros e secretários de Estado com o objetivo de apoiar e fortalecer tecnicamente os novos prefeitos e prefeitas eleitos em 6 de 27 de outubro.
Como explica o presidente da APM, Marcelo Barbieri, depois do processo eleitoral, começa outra fase tão importante quanto o pleito. “Os gestores eleitos pela população agora têm uma grande responsabilidade, que é atender às demandas apresentadas na campanha e implantar o Plano de Governo aprovado pelos eleitores. A APM tem mais de 75 anos de história ao lado dos municípios, por isso pensamos nesse evento para auxiliar os novos prefeitos, especialmente os que farão o primeiro mandato, nessa tarefa desafiadora”, afirma.
A programação de painéis e debates contempla o cenário que será encontrado pelos prefeitos eleitos e sua equipe, especialmente para apresentar resultados nos primeiros 100 dias de governo, uma meta acompanhada com bastante interesse pela população. “Pensamos nos diversos cenários que se apresentam para 2025, como a necessidade de modernização administrativa, gestão de tributos, nova lei de licitações e contabilidade pública, além dos temas prioritários de qualquer prefeito, como saúde e educação”, diz Barbieri, ex-prefeito de Araraquara por dois mandatos.
Os painéis serão realizados em dois dias, pela manhã e à tarde. No dia 18, serão abordados os seguintes temas: negociação de dívida ativa, saúde, modernização administrativa, contabilidade pública, Reforma Tributária e educação. Já o dia 19 contemplará assuntos como mudanças climáticas, cidades resilientes, mulheres municipalistas (em parceria com o Ministério Público de São Paulo), desburocratização, nova Lei de Licitações e um painel de encerramento com conselheiros do Tribunal de Contas do Estado.
Durante todo o evento serão oferecidos cafés e almoços aos eleitos. “Este será um momento de troca, com a participação de secretários estaduais, para que todos se conheçam de maneira informal”, explica Barbieri.
Também haverá um pavilhão de exposições, com patrocinadores do evento oferecendo as mais modernas soluções em tecnologia e serviços para os gestores públicos.
Campinas foi escolhida por sua localização privilegiada, facilitando o deslocamento de autoridades vindas da Capital, Litoral e Interior. “Agradeço desde já o prefeito Dário Saadi pela acolhida imediata à nossa iniciativa. Junto com o Estado definimos o Instituto Agronômico de Campinas como sede também como reconhecimento ao papel fundamental da agricultura na economia de São Paulo. Faremos um grande evento, discutindo temas decisivos para o sucesso das novas gestões municipais”, completa Marcelo Barbieri.
As inscrições são gratuitas, mas limitadas e prioritárias para os prefeitos eleitos nos pleitos de 6 e 27 de outubro. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site https://apaulista.org.br/prefeitoseleitos.
Serviço
1º Encontro Municipalista de Prefeitos e Prefeitas Eleitos no Estado de São Paulo
Realização: Associação Paulista de Municípios – APM
Correalização: União dos Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP
Patrocínio Master: Caixa Econômica Federal
Data: 18 e 19 de novembro de 2024
Horário: das 9h às 19h
Local: Instituto Agronômico de Campinas – IAC (Av. Barão de Itapura, 1.481 – Botafogo)
Programação e Inscrições gratuitas pelo site https://apaulista.org.br/prefeitoseleitos (inscrições limitadas e prioritárias para os prefeitos eleitos em 2024)