Congresso de Municípios volta a colocar Campos do Jordão no mapa político do país

Desde 2014, o Congresso promovido pela APM voltou a ser realizado em Campos do Jordão, depois de um longo tempo ausente da cidade. De lá para cá já aconteceram quatro Congressos, cada um movimentando a cidade na baixa temporada e colocando a cidade no centro das principais discussões políticas do país

De 11 a 15 de Março, Campos do Jordão receberá a 66ª edição do Congresso Estadual de Municípios (CEM), o mais tradicional encontro municipalista do Brasil. Promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM), presidida pelo ex-prefeito Fred Guidoni, o evento reunirá gestores públicos municipais, estaduais e federais para discutir assuntos de interesse dos prefeitos, secretários e lideranças dos 645 municípios paulistas.

Com o tema “Municípios, a Força da Democracia”, o Congresso contará com palestrantes de alto nível em uma programação abrangente que abordará temas como as mudanças nos pisos salariais e seus impactos nos municípios, a nova legislação sobre licitação e contratos, parcerias público-privadas, consórcios municipais, mudanças climáticas, direitos humanos e outros.

O presidente da APM, Fred Guidoni, ressalta que o congresso é uma oportunidade única para os gestores públicos municipais, secretários e técnicos aprimorarem seus conhecimentos e fortalecerem o protagonismo da administração pública municipal. “Estamos preparando a maior edição de todos os tempos, com a presença de lideranças do Estado e do Brasil, para tratar de temas que podem melhorar a vida das pessoas, nas cidades paulistas”.

Fred também destaca a importância do Congresso para a cidade. “Quando assumi a prefeitura em 2013, o Congresso havia deixado de acontecer em Campos do Jordão. Nós fomos atrás e já no segundo ano de mandato trouxemos o congresso para a cidade. Desde então, um ano sim, outro não, o congresso acontece na cidade, gerando emprego e renda e favorecendo a cidade na baixa temporada.”

Cada evento gera cerca de 200 empregos temporários diretos e seria impossível mensurar quantos empregos indiretos. Devem passar pela cidade, durante o evento, mais de 6 mil pessoas.

O encontro também trará para a cidade, personalidades importantes da política nacional. Dentre as personalidades convidadas estão o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas e o vice-presidente da República Geraldo Alckmin. São aguardados também a ministra do meio ambiente Marina Silva e a Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet.

Os secretários Estaduais aproveitarão o encontro para estreitar relações com os prefeitos.

A programação ampliada, contará com painéis onde serão destacadas as boas práticas municipais, tanto nas prefeituras quanto nas Câmaras Municipais.

Pela segunda vez, a APM entregará o Prêmio Governador Franco Montoro, aos cinco municípios paulistas com melhor pontuação num ranking próprio, que considera os aspectos Sociais, Fiscais e de Gestão, com base nos dados públicos ofertados.

O Congresso contará ainda com um espaço de feira e exposições, onde serão apresentados produtos e soluções de interesse dos municípios, como equipamentos de saúde e segurança, tecnologias para melhorar a gestão pública, soluções de transporte e mobilidade urbana, entre outros.

O presidente da APM, Fred Guidoni, ressalta que o congresso é uma oportunidade única para os gestores públicos municipais, secretários e técnicos aprimorarem seus conhecimentos e fortalecerem o protagonismo da administração pública municipal. “Estamos preparando a maior edição de todos os tempos, com a presença de lideranças do Estado e do Brasil, para tratar das principais pautas municipalistas. Convido a todos que façam sua inscrição com antecedência, para garantir desde já a presença nesse evento de relevância nacional. Esperamos todos em Campos do Jordão para fazer história mais uma vez”.

As inscrições para o 66º Congresso Estadual de Municípios são gratuitas e podem ser realizadas pelo hotsite dentro do portal da APM, em www.apaulista.org.br, onde também estará disponível a programação completa do evento.

A APM

A Associação Paulista de Municípios é uma das mais antigas associações de representação dos municípios, criada em 1948. Ao longo desses 75 anos, a APM tem cumprido seu papel político na sociedade como entidade suprapartidária, assessorando os municípios nas questões técnico-administrativas, na organização dos serviços públicos e na defesa dos seus interesses, diante dos Poderes Executivos e Legislativos, do Estado e da União, em busca da emancipação política e financeira.