‘Inovação e transformação digital no poder público’ encerra manhã de quinta-feira no 66º Congresso Estadual de Municípios

A aplicação de soluções digitais e seus respectivos ganhos foram o centro da conversa

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostrou que a transformação digital no poder público agrega valor, principalmente, à efetividade, à eficiência, à transparência e à qualidade dos serviços prestados.

Esses pontos foram bem representados por Juliana Ounap, gerente de gestão documental da Dataway, que reforçou o quanto o gerenciamento digital de acervo facilita o dia-a-dia da gestão pública.

Thiago Waltz, subsecretário de Governo Digital da Secretaria de Gestão e Governo Digital do Governo do Estado de São Paulo, destacou programas da pasta que vão ao encontro do tema. Entre eles, o WiFi Livre SP, o Telecentro e o Descomplica SP.

O case trazido por Waltz ao painel foi o do SP156, um programa que atende, especificamente, à capital paulista. É um canal direto entre a população paulistana e a prefeitura. “A calculadora do Banco Interamericano de Desenvolvimento mostrou uma economia de mais de R$ 3,3 bilhões com o SP 156. É um valor irrisório para uma cidade do tamanho de São Paulo, mas os resultados práticos são muito grandes”, explicou.

E, entre esses resultados, estão a queda de 62 para oito dias para a emissão do cartão do idoso e deficiente; 15 mil emissões da carteira da pessoa com TEA em até 15 dias e a abertura de cerca de 90 mil empresas em até 24 horas.

66º CEM - Quinta-feira, dia 14 de março